Pular para o conteúdo principal

Saiba as possíveis causas do parto prematuro

No Brasil, cerca de 340 mil bebês nascem antes da hora todo o ano, ou seja, mais de 12% dos nascimentos do país ocorrem prematuramente antes de completar 37 semanas de gestação, segundo o Ministério da Saúde. 



A neonatologista Daniela Peyneau, coordenadora da UTI Neonatal do CHN (Complexo Hospitalar de Niterói), explica as principais causas e alguns cuidados que podem evitar o parto precoce em alguns casos."O cuidado mais importante para evitar a prematuridade é ter um bom acompanhamento médico. Na fase inicial da gestação é possível identificar problemas que podem levar ao parto prematuro que, se forem tratados ou controlados, podem não representar risco grave", afirma Daniela Peyneau.

Confira as principais causas da prematuridade

O bom acompanhamento pré-natal é capaz de reduzir a mortalidade infantil e manter a saúde da futura mãe. O ideal é que haja, pelo menos, uma consulta mensal como obstetra para identificar possíveis problemas durante a gravidez ou com o desenvolvimento do feto. E, em caso de parto prematuro, existe maior possibilidade da permanência do recém-nascido em UTI neonatal, por isso, é fundamental procurar um hospital especializado com equipe capacitada.Malformação fetal Alguns casos de malformação podem adiantar o parto. 

Assim sendo, o pré-natal é importante para monitorar o desenvolvido bebê e decidir o momento mais seguro para o parto.

Patologias maternas 

Mulheres com diagnóstico de doenças uterinas, como mioma, câncer de colo de útero ou colo de útero curto, por exemplo, estão suscetíveis a ter parto prematuro. A infecção urinária, se não tratada durante a gravidez, é outro exemplo de patologia que pode antecipar o nascimento, assim como algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Idade das mães 

Mulheres que engravidam após os 35 anos ou aquelas que são mães na adolescência correm mais risco de acelerar o trabalho de parto.

Gestação de múltiplos 

Hoje os casos de gestação de múltiplos são mais comuns com o avanço dos tratamentos de fertilização. Então, a interrupção da gravidez antes da 37 semana pode ser uma indicação médica para garantir a segurança e a saúde da mãe e dos bebês.

Hipertensão e diabetes gestacional

Durante a gravidez, algumas mulheres apresentam aumento da pressão arterial, principalmente após a 20 semana de gestação. Durante o pré-natal, é importante monitorar cuidadosamente a pressão para evitar complicações como eclampsia, caracterizada por convulsões que podem ocorrer antes ou durante o parto. A diabetes gestacional, causada, principalmente, pelo ganho de peso expressivo materno, também deve ser acompanhada. Para preveni-la é preciso manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos com orientação médica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Testei: Shampoo Tio Nacho Engrossador

Oie Pessoal,  Hoje, é dia resenha aqui no blog! Vamos falar sobre o shampoo Tio Nacho Engrossador e eu não consegui usar até o final, pois o cheiro é muito forte e me dava ânsia. Eu sempre via a propaganda na televisão e prometendo mil maravilhas e comprei com a expectativa dos meus fios, que são finos, ficarem mais encorpados.  Decepção e R$ 27,90 jogados fora. Eu comprei o shampoo aqui no mercado perto de casa e tinha outras opções, mas como queria engrossar os fios ele foi a melhor opção. Eu fiquei tão traumatizada que quando passo na frente nem quero lembrar.  Eu realmente não senti nenhuma diferença, mas o rotulo a marca destaca que é preciso usar o condicionador também. Eu não comprei a linha completa, pois queria testar e usar o shampoo foi suficiente para ver que era apenas um marketing.  Olha, o produto vem com 415 ml e tem um cheiro de mel, que eu não gosto, mas você pode gostar. Além disso, o produto rende muito e apenas um pouco faz bastante espuma. As pe...

Fortalecedor de Unha: Anita

  Eu confesso, era uma roedora de unha compulsiva, até que decidi parar. Comecei então a tirar a cutícula, hidratar as unhas e esmaltar. Tinha um porém, minhas unhas eram muito fraquinhas e quebradiças.     Fora isso, é que ficamos ansiosas para a unha crescer, assim quando uma unha quebrava me desanimava.     Procurando por  fortalecedores de unhas encontrei o da marca da Anita, que no começo eu não gostei muito, por que eu queria que o efeito fosse imediato. Além disso, ele descasava toda a superfície e eu passei a usar o fortalecedor e depois esmaltava.     Depois de três semanas consecutivas aplicando o fortalecedor com o esmalte a cada 3 dias as minhas unhas não quebraram mais. Ainda estou deixando elas crescerem, mas em comparação o que elas eram antes, as unhas estão enormes. É muito bom olhar para a mão e ver as unhas bem feitas.  Gostou? Então comenta o que você faz para a unha ficar mais forte.

A vida em minutos

Durante esses dias de recuperação da cirurgia, eu tenho me perguntando incasavelmente se estou vivendo em modo automático? Eu penso e reflito... busco no Google para saber se estou certa, mas não me ajuda em nada. Muitos escritores falam: "Respire e se concentre no Agora!". Eu juro que faço isso - puxo o ar e solto o ar - só que os pensamentos ficam ali martelando na minha cabeça. Coloco um mantra para escutar, inspiro mais uma vez, e, por algum motivo que não sei, me observo pensando: Na parede da sala que precisa de uma pintura, na conta do cartão de crédito do próximo mês, aliás eu não posso gastar mais nada! Volto os meus pensamentos no momento, inspiro profundamente e me concentro na música. Fico concentrada por uns dois minutos e os pensamentos voltam com mais intensidade, eu preciso comprar detergente, amaciante, pasta de dente... Andressa, é hora de meditar - Eu grito para minha consciência! Arrumo a minha postura e solto a respiração. Automatic...