Pular para o conteúdo principal

Campinas recebe exposição de Tomie Ohtake

A galeria de arte da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), recebe a exposição “Tomie Ohtake: cores gravadas, linhas no espaço”, que segue em cartaz até o dia 3 de outubro de 2015, em Campinas. A exposição traz um acervo das obras da artista plástica Tomie Ohtake , que usa técnicas de arte abstrata em seu trabalho. Uma parceria feita entre a CPFL Cultura e o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake, apresenta para o público 53 obras da artista japonesa naturalizada brasileira.


A exposição, é uma homenagem feita para a artista japonesa, que faleceu neste ano, em 12 fevereiro de 2015, aos 101 anos. A proposta do Instituto Tomie Ohtake, é que pessoas de todas as classes possam desfrutar do trabalho da artista, conhecendo obras que foram realizadas em diferentes momentos de sua carreira. Segundo Luna Lobão, assessora de imprensa da CPFL, “O Instituto visava levar para o interior algumas de suas exposições e a CPFL Cultura desejava receber mais opções de importantes mostras em sua galeria, assim, a exposição com gravuras de Tomie Ohtake foi um dos resultados dessa produtiva parceria.” O acervo exposto conta com 44 obras, entre elas : peças feitas em metal, gravuras, litografias e serigrafias que têm formatos definidos com colagens de recortes de revistas.

As nove esculturas em ferro tubular com até 4 metros de diâmetro e 1,50 de altura, podem ser tocadas pelos visitantes que podem interagir, e ao tocar nas peças elas se movimentam. Para o técnico em informática, Henrique Perreira de 25 anos, visitar a exposição é conhecer novos artistas “Nunca tinha ouvido falar desta artista, achei isso tudo bem bacana!”, afirmou.


A artista Tomie Ohtake, não intitulava suas obras, por uma questão de conceito e por acreditar que ao rotular as peças, faria com que as pessoas pensassem de forma parecida. Segundo Maria Vitória Ferreira, monitora que trabalha na exposição da CPFL Cultura, a artista queria que cada um tivesse uma impressão mais pessoal sobre a obra. “Ela não queria direcionar o pensamento das pessoas. Por exemplo, hoje eu recebi um grupo de crianças de 11 anos, e um menino disse que quando viu aquela peça, ela parecia um caminhão de cabeça para baixo. Essas são impressões muito particulares”, contou. 

Confira um trecho da entrevista com a Maria Vitória Ferreira:



Ao conferir a exposição, o visitante pode conhecer mais detalhes sobre a vida da artista e suas obras, além disso, pode conferir mais a respeito das técnicas de gravuras , litografia e serigrafia feitas por Ligia Badiale. Durante o período de exposição serão oferecidas visitas monitoradas para grupos de estudantes, professores e ONG’s, dessa forma é possível conferir mais detalhes das obras de Tomie Ohtake.

*Está matéria foi produzida durante o curso de jornalismo no ano de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Testei: Shampoo Tio Nacho Engrossador

Oie Pessoal,  Hoje, é dia resenha aqui no blog! Vamos falar sobre o shampoo Tio Nacho Engrossador e eu não consegui usar até o final, pois o cheiro é muito forte e me dava ânsia. Eu sempre via a propaganda na televisão e prometendo mil maravilhas e comprei com a expectativa dos meus fios, que são finos, ficarem mais encorpados.  Decepção e R$ 27,90 jogados fora. Eu comprei o shampoo aqui no mercado perto de casa e tinha outras opções, mas como queria engrossar os fios ele foi a melhor opção. Eu fiquei tão traumatizada que quando passo na frente nem quero lembrar.  Eu realmente não senti nenhuma diferença, mas o rotulo a marca destaca que é preciso usar o condicionador também. Eu não comprei a linha completa, pois queria testar e usar o shampoo foi suficiente para ver que era apenas um marketing.  Olha, o produto vem com 415 ml e tem um cheiro de mel, que eu não gosto, mas você pode gostar. Além disso, o produto rende muito e apenas um pouco faz bastante espuma. As pe...

Fortalecedor de Unha: Anita

  Eu confesso, era uma roedora de unha compulsiva, até que decidi parar. Comecei então a tirar a cutícula, hidratar as unhas e esmaltar. Tinha um porém, minhas unhas eram muito fraquinhas e quebradiças.     Fora isso, é que ficamos ansiosas para a unha crescer, assim quando uma unha quebrava me desanimava.     Procurando por  fortalecedores de unhas encontrei o da marca da Anita, que no começo eu não gostei muito, por que eu queria que o efeito fosse imediato. Além disso, ele descasava toda a superfície e eu passei a usar o fortalecedor e depois esmaltava.     Depois de três semanas consecutivas aplicando o fortalecedor com o esmalte a cada 3 dias as minhas unhas não quebraram mais. Ainda estou deixando elas crescerem, mas em comparação o que elas eram antes, as unhas estão enormes. É muito bom olhar para a mão e ver as unhas bem feitas.  Gostou? Então comenta o que você faz para a unha ficar mais forte.

A vida em minutos

Durante esses dias de recuperação da cirurgia, eu tenho me perguntando incasavelmente se estou vivendo em modo automático? Eu penso e reflito... busco no Google para saber se estou certa, mas não me ajuda em nada. Muitos escritores falam: "Respire e se concentre no Agora!". Eu juro que faço isso - puxo o ar e solto o ar - só que os pensamentos ficam ali martelando na minha cabeça. Coloco um mantra para escutar, inspiro mais uma vez, e, por algum motivo que não sei, me observo pensando: Na parede da sala que precisa de uma pintura, na conta do cartão de crédito do próximo mês, aliás eu não posso gastar mais nada! Volto os meus pensamentos no momento, inspiro profundamente e me concentro na música. Fico concentrada por uns dois minutos e os pensamentos voltam com mais intensidade, eu preciso comprar detergente, amaciante, pasta de dente... Andressa, é hora de meditar - Eu grito para minha consciência! Arrumo a minha postura e solto a respiração. Automatic...