Pular para o conteúdo principal

Origem:Em busca de uma nova pátria, os holandeses encontraram no Brasil a oportunidade para recomeçar a vida após a segunda guerra mundial

Com a Europa devastada após o fim da Segunda Guerra Mundial, levou imigrantes de diversos países a buscarem novas oportunidades em outros países, já que as terras cultivadas estavam improdutivas em função dos bombardeios que resultou na derrota do Exercito Alemão. Com isso, o Brasil foi a escolha de muitos holandeses devido a religião e por que era o único que aceitava a imigração em grupos.

Outro fator que vez com que os holandeses escolhessem o Brasil, foi o clima brasileiro que possibilitava fazer duas safras por ano, já que muitas famílias de lavradores receberam incentivos da Organização dos Lavradores e Horticultores Católicos da Holanda (KNBTB). Os recursos concedidos pelo o Governo da Holanda, Brasil e o Estado de São Paulo resultaram na compra da Fazenda Ribeirão, no ano de 1948.

Imagens da Internet
Na época, a Cooperativa Agropecuária de Holambra foi a responsável pela a fazenda Ribeirão que contava com cinco mil hectares e que estava localizada entre os municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Jaguariúna e Santo Antônio de Posse. Os primeiros imigrantes chegaram a fazenda com o gado holandês e sementes para cultivar, porém a terra era infértil após a produção de cana-de-açúcar e café. 

A agricultura que era a oportunidade de recomeçar a vida no Brasil, enfrentou  diversos percalços. As primeiras tentativas na criação do gado holandês não deu muito certo, pois as condições climáticas não favoreciam e muitos animais morreram. Porém, as máquinas agrícolas que os holandeses trouxeram nos navios ajudaram a plantar grãos. Em entrevista uns dos primeiros imigrantes, Jan Eltink, conta que colheu muito milho utilizando a colheitadeira e tirava o sustento da família através do agricultura.

No museu da cidade, é possível conferir as primeiras máquinas utilizadas nas lavouras de grãos
As dificuldades começaram a mudar após a implantação de uma fábrica de ração e abatedouro de aves na região, mas foi a partir do plantio de flores que a colônia conseguiu prosperar. A Fazenda ribeirão foi emancipada após um plebiscito que ocorreu no dia 27 de outubro de 1991, mas a emancipação oficial aconteceu no dia 30 de dezembro de 1992.

O nome do município é resultado da associação das palavras Holanda (HOL), América (AM) e Brasil (BRA). Atualmente, a localidade é reconhecida com "Cidades das Flores" e conta com 12 mil habitantes, sendo que dois mil são holandeses natos ou descendentes diretos dos imigrantes que chegaram no Brasil em 1948. 

A casa dos pioneiros

Em 1949, os imigrantes construíram 45 casas no modelo pau-a-pique, que é feita com alvenaria simples, em que a maioria das moradias tinham quatro cômodos dependendo do tamanho da família. Os imigrantes permaneceram nesta casas até as próprias moradias no sítio da Cooperativa ficassem prontas. 
É possível conhecer uma dessas casinhas no Museu da Cultura e História de Holambra. Quando eu visitei o local, a casa estava fechada. 

Na frente da casa pau-a-pique que está localizada no museu 
No próximo post, nós vamos conhecer um pouco da história da Expoflora - que é considerada a maior manifestação cultural da imigração holandesa e na maior festa de flores e plantas da América Latina -  e o quanto a feira é importante para a economia da região.

Referências:

http://www.turismoholambra.com.br/origem.asp

https://www.youtube.com/watch?v=mDSpk1-Rclo
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Testei: Shampoo Tio Nacho Engrossador

Oie Pessoal,  Hoje, é dia resenha aqui no blog! Vamos falar sobre o shampoo Tio Nacho Engrossador e eu não consegui usar até o final, pois o cheiro é muito forte e me dava ânsia. Eu sempre via a propaganda na televisão e prometendo mil maravilhas e comprei com a expectativa dos meus fios, que são finos, ficarem mais encorpados.  Decepção e R$ 27,90 jogados fora. Eu comprei o shampoo aqui no mercado perto de casa e tinha outras opções, mas como queria engrossar os fios ele foi a melhor opção. Eu fiquei tão traumatizada que quando passo na frente nem quero lembrar.  Eu realmente não senti nenhuma diferença, mas o rotulo a marca destaca que é preciso usar o condicionador também. Eu não comprei a linha completa, pois queria testar e usar o shampoo foi suficiente para ver que era apenas um marketing.  Olha, o produto vem com 415 ml e tem um cheiro de mel, que eu não gosto, mas você pode gostar. Além disso, o produto rende muito e apenas um pouco faz bastante espuma. As pe...

Fortalecedor de Unha: Anita

  Eu confesso, era uma roedora de unha compulsiva, até que decidi parar. Comecei então a tirar a cutícula, hidratar as unhas e esmaltar. Tinha um porém, minhas unhas eram muito fraquinhas e quebradiças.     Fora isso, é que ficamos ansiosas para a unha crescer, assim quando uma unha quebrava me desanimava.     Procurando por  fortalecedores de unhas encontrei o da marca da Anita, que no começo eu não gostei muito, por que eu queria que o efeito fosse imediato. Além disso, ele descasava toda a superfície e eu passei a usar o fortalecedor e depois esmaltava.     Depois de três semanas consecutivas aplicando o fortalecedor com o esmalte a cada 3 dias as minhas unhas não quebraram mais. Ainda estou deixando elas crescerem, mas em comparação o que elas eram antes, as unhas estão enormes. É muito bom olhar para a mão e ver as unhas bem feitas.  Gostou? Então comenta o que você faz para a unha ficar mais forte.

A vida em minutos

Durante esses dias de recuperação da cirurgia, eu tenho me perguntando incasavelmente se estou vivendo em modo automático? Eu penso e reflito... busco no Google para saber se estou certa, mas não me ajuda em nada. Muitos escritores falam: "Respire e se concentre no Agora!". Eu juro que faço isso - puxo o ar e solto o ar - só que os pensamentos ficam ali martelando na minha cabeça. Coloco um mantra para escutar, inspiro mais uma vez, e, por algum motivo que não sei, me observo pensando: Na parede da sala que precisa de uma pintura, na conta do cartão de crédito do próximo mês, aliás eu não posso gastar mais nada! Volto os meus pensamentos no momento, inspiro profundamente e me concentro na música. Fico concentrada por uns dois minutos e os pensamentos voltam com mais intensidade, eu preciso comprar detergente, amaciante, pasta de dente... Andressa, é hora de meditar - Eu grito para minha consciência! Arrumo a minha postura e solto a respiração. Automatic...